Anúncio da suspensão do prolongamento da linha não afecta ligação Amadora-Reboleira
Apesar do anúncio feito pela administração do Metropolitano de Lisboa sobre a suspensão de projectos de expansão da rede, as obras de prolongamento da Linha Azul, que vai ligar as estações Amadora Este à estação da CP da Reboleira, estão a decorrer “a bom ritmo” e são para levar até ao fim. Tudo indica, conforme o previsto, que o novo troço da linha “deverá entrar em funcionamento até ao final de 2012”. “É uma nova Amadora que vai nascer na zona do futuro interface da estação da Reboleira. A mobilidade de todos os habitantes das várias freguesias envolventes vai melhorar, uma vez que terão a opção de chegar a Lisboa via Metro ou via CP, logo a partir da primeira estação”, garante Gabriel Oliveira, vereador da Mobilidade na Câmara Municipal da Amadora (CMA). Numa visita efectuada ao local, o responsável adianta que “os túneis entre a estação Amadora Este e a Reboleira já estão ligados. Toda a obra estrutural já está praticamente concluída”, desmentindo assim rumores que davam conta da paralização da obra. A futura estação de metro da Reboleira irá chamar-se Amadora-Sul. “Compreende a construção de uma galeria dupla de cerca de duzentos metros, um término de 280 metros e uma estação com cais de cem metros de comprimento de interface com a actual estação de comboios da Reboleira, na linha de caminhos- de-ferro de Sintra”, refere uma nota da autarquia. Com a conclusão das obras que vão ligar a Linha Azul do Metro à estação da CP da Reboleira, previstas para o final de 2012, à superfície irão decorrer arranjos arquitectónicos exteriores no início do próximo ano, num investimento de cerca de 2,5milhões de euros. Para além da chegada do metropolitano a esta zona da cidade, toda a área envolvente à futura estação vai ser requalificada paisagisticamente, com a criação de espaços verdes, cerca de uma centena de lugares de estacionamento, assim como, a criação de terminais de autocarros e de uma praça de táxis. Esta obra também será executada pelo Metro. Nos arranjos exteriores estão identificadas as três grandes áreas de intervenção: a zona envolvente à Estação da Refer, a avenida D. Carlos I e o Parque Romão. Na primeira área está prevista a construção de uma zona de estacionamento com 47 lugares, e um interface de autocarros e táxis composto por 15 terminais e táxis para servir a zona norte do concelho. A avenida D. Carlos I, para além do reperfilamento das vias para 4 faixas de circulação, reordenamento dos arruamentos com a construção de diversas rotundas, vai ser ainda construído um outro interface de autocarros e táxis, com capacidade para 15 autocarros e dez táxis para servir não só a zona sul da Amadora, mas também Lisboa, Sintra e Oeiras. No Parque Armando Romão, serão criados 49 lugares de estacionamento, ampliado o equipamento infantil e criadas grandes manchas verdes. Com a ligação da Linha Azul do Metro à Estação de Comboios da Reboleira, Gabriel Oliveira vê assim concluída uma aspiração antiga e salienta que “vem beneficiar em muito a população da Amadora nas suas deslocações para Lisboa, mas também alguns habitantes de Sintra que diariamente utilizam o comboio”.
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