Festival Optimus Alive aposta em cartaz ainda mais forte para chamar público estrangeiro
A missão está definida: “Pôr Portugal no mapa internacional e ajudar a economia nacional”. As palavras são de Álvaro Covões o responsável pelo festival Optimus Alive, que na semana passada reuniu os jornalistas para apresentar a edição 2012, agendada para os dias 13, 14 e 15 de Julho, no Passeio Marítimo de Algés. Com um cartaz ainda mais forte do que as edições anteriores, e onde saltam à vista nomes como “The Cure” e “Radiohead” que há muito tempo estão no topo dos desejos do público do Alive para ver em Portugal,Álvaro Covões garante que só comum cartaz imponente como este é que consegue atrair o público internacional. “Neste momento, já temos três mil estrangeiros garantidos, mas só do Reino Unido queremos cinco mil”. O responsável confessou que este ano, pela primeira vez, a organização recorreu a uma empresa de relações públicas inglesa para fazer a divulgação do festival no exterior. “Não basta fazer bons eventos, temos que divulgá-los bem lá fora. A disponibilidade financeira interna não é a melhor, por isso temos que apostar noutros públicos. A esta distância de seis meses do festival, já 600 ingleses compraram o passe de três dias e também perto de 500 espanhóis”. Confiante no sucesso de mais uma edição, sobretudo nesta altura em que o evento já está entre os 12 Melhores Festivais da Europa, Álvaro Covões anunciou também que está a trabalhar com a “TAP com vista a conseguir trazer todo esse público para cá”. Por vários países europeus existe à venda um ‘pack’ que integra o bilhete para o festival e passagem de avião e outro que acrescenta ainda a estadia em hotel. Álvaro Covões não tem medo da crise: “As pessoas continuam a viver e precisam desta terapia de grupo. Todos temos necessidade de fazer férias, de fazer desporto, de ir a espectáculos”. Também para os responsáveis autárquicos, “o Optimus Alive é sinónimo de desenvolvimento económico e toca a todos os oeirenses, desde o proprietário do hotel ao dono da mercearia”, enfatizou Paulo Vistas, o vice-presidente da Câmara de Oeiras, que não tem dúvidas que, a propósito do Optimus Alive, “Oeiras será visitado por milhares de pessoas”. Paulo Vistas deixou claro o orgulho de ver “Oeiras como um destino cultural a nível internacional”, tanto mais que, como diz, “é um concelho paredes- meias com a capital e tem esta visibilidade”. Novidade nesta edição do Alive é também a existência de um bilhete que integra a viagem de ida e volta na Linha de Cascais. Até ao momento, o cartaz, sempre em actualização, já tem confirmados os nomes de Radiohead, The Cure, Snow Patrol, Stone Roses, Justice (em estreia em Portugal), Florence and The Machine, Metronomy e Caribou. Ana Raquel Oliveira
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