sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ESPLANADAS GERAM DISCÓRDIA

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Donos de cafés e restaurantes preocupados com regulamento imposto pela Câmara

Até ao próximo ano, as esplanadas dos bares e restaurantes de Almada vão ter de estar de acordo com um regulamento aprovado pela Câmara de Almada no ano passado, que prevê quatro tipos de mobiliário de esplanada diferentes, consoante a zona do concelho onde se encontrem. Os comerciantes estão a ficar preocupados por terem que investir em esplanadas novas numa altura em que os seus negócios não estão nos melhores dias, e já pediram uma reunião à autarquia. O regulamento aprovado em Fevereiro de 2008 prevê mobiliário de esplanada específico para o corredor do metro, para os núcleos históricos, para as frentes de praia e ribeirinhas e para as restantes zonas do concelho. O prazo para a mudança de mobiliário é até 2010. O objectivo do regulamento é valorizar a imagem urbana e tornar a restauração mais atractiva. O vereador das Actividades Económicas, Carlos Revés, acredita que esta “campanha muito forte” de requalificação da imagem urbana “pode trazer benefícios para os próprios comerciantes”. Disso os proprietários dos bares e restaurantes não duvidam, mas, à medida que vão sendo informados do regulamento, começam a ficar preocupados por serem obrigados a investir nas novas esplanadas numa altura de crise. Por isso, o presidente da delegação de Almada da Associação do Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal (ACSDS), Luís Henriques, aproveitou a presença do vereador Carlos Revés no sorteio de Natal do comércio tradicional, realizado na semana passada, para pedir uma reunião com os comerciantes. “O melhor seria fazer uma reunião para expor o assunto directamente aos comerciantes. As duas partes podem ter alguma razão e esperamos que se encontre um bom termo”, disse.(...) (...) Continuação na página 8 do Jornal da Região de Almada 161, de 10 a 16 de Fevereiro de 2009

2 comentários:

Anónimo disse...

Qual é o interesse de ter esplandas iguais em todo o lado. è uma forma de penalizar quem aposta na diferença e na originalidade? Quem vai pagar este investimento imposto pela Câmara de Almada??? Provavelmente, os mesmos de sempre: os consumidores e os contribuintes...

Anónimo disse...

O "investimento" nas ditas esplanadas é uma falsa questão, pois são as marcas de café e refrigerantes que na maioria das vezes as pagam. Sei do que falo, pois sou empresário da restauração. O mais importante é agilizar e uniformizar a legislação e acabar com os habituais casos de mau gosto urbanistico.