População queixa-se dos transportes para o novo hospital
Os residentes na Parede não têm autocarros que os levem directamente até ao novo Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, situado em Alcabideche. A situação está a preocupar a Junta de Freguesia e também os próprios utentes da Scotturb daquela região, que têm de apanhar um autocarro até à estação da CP, depois o comboio até Carcavelos, Estoril ou Cascais, onde já existem autocarros para se deslocarem até à unidade hospitalar.
Carlos Almeida, presidente da Junta de Parede, chamou a atenção para o problema, durante as comemorações do 57.º aniversário da freguesia. O autarca criticou a Scotturb que “não disponibiliza autocarros para a população da Parede ir ao novo Hospital de Cascais”.
Fonte da Scotturb na zona da Parede disse ao JR que “são várias as pessoas que perguntam se não existe um autocarro específico para o hospital”. Mas, não há. Existem autocarros para o antigo hospital ortopédico José de Almeida, em Carcavelos, e para o Hospital Sant’Ana, na Parede. No entanto, não existe nenhum que faça o percurso para o novo hospital. O que passa mais perto é o Giro, que tem por destino o CascaiShopping e no caminho “só apanha passageiros”. Na volta, vai deixando as pessoas que fizeram as compras naquele centro comercial.
Em Carcavelos, é o autocarro 462, que levava as pessoas ao CascaiShopping, que “agora faz um desvio e deixa passageiros no hospital”, revelou a mesma fonte da Scotturb. “Só houve um desvio dos autocarros que passavam perto do hospital e não qualquer novo percurso. Na Parede, se não há ligação ao novo hospital, é porque não foi pedida. Continua a haver para o Hospital Sant’Ana e para o José de Almeida, em Carcavelos”.
Carlos Oliveira, secretário da Junta de Freguesia de Parede, disse ao JR que o órgão autárquico tem “envidado esforços constantes com a administração da Scoturb, lamentando a marginalização da população da Parede no percurso para o hospital”. O eleito frisa que “há autocarros de todas as freguesias menos a da Parede. É necessário de todas as freguesias menos a da Parede. É necessário ir apanhar o autocarro a Carcavelos ou ao Estoril”. Carlos Oliveira adiantou ainda que “o protocolo da Scotturb foi assinado com o Governo e a população da Parede ficou à margem”. Como tal, considera que “é uma tremenda injustiça e a população sente-se marginalizada”. “A Junta vai continuar a fazer contactos de modo a obter uma resposta favorável”, sublinha o autarca.
Para o novo Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, a Scotturb temem circulação para acesso à zona sul da unidade, onde se localiza a entrada principal, as seguintes carreiras: 417 Cascais-Portela de Sintra; 456 Estoril-Rio de Mouro; 462 Carcavelos-Cascais. A zona norte (onde se situa a entrada exclusiva a colaboradores) é servida pela carreira 411 Cascais-Estoril.
Sem comentários:
Enviar um comentário