quarta-feira, 18 de março de 2009

TRAFARIA - VOLUNTÁRIOS AJUDAM SEM-ABRIGOS

Para contrariar os efeitos da crise junto da população mais desfavorecida, grupo de 50 voluntários vai criar, na Trafaria, uma casa de apoio aos sem-abrigo. Ali haverá comida, cama e roupa lavada
É pelas mãos de uma equipa de voluntários, constituída actualmente por cerca de 50 pessoas, que irá nascer, na Trafaria, uma casa de apoio aos sem-abrigo.O projecto está na sua fase inicial, mas, na Rua dos Bombeiros Voluntários da Trafaria, já se pressentem os ventos da mudança. A partir das instalações degradadas de uma antiga vacaria, património histórico do concelho, está já a ser construído um albergue com capacidade temporária para 25 sem-abrigo. Segundo Bira Gomes, mentor do projecto, na base está um trabalho voluntário desenvolvido há aproximadamente quatro anos. Pelas ruas de Lisboa, Praça do Comércio, Cais do Sodré e Martim Moniz, às terças-feiras à noite, “um conjunto de pessoas leva comida quente, roupa e apoio psicológico aos sem-abrigo que por lá se encontram”, afirma. “Propusemo-nos a levar não só alimentos e roupa, mas também apoio psicológico porque muitas destas pessoas estão num verdadeiro emaranhado, num labirinto criado pelas circunstâncias da vida, pelas desigualdades e por motivos que nós não sabemos”, acrescenta. Inicialmente eram apenas “quatro ou cinco pessoas”, mas rapidamente conseguiram reunir um conjunto de voluntários em torno da causa. Pessoas que considera serem “autênticos guerreiros”. “Muitas acordam às cinco da manhã e, depois de um dia inteiro de trabalho, encontram-se connosco e voltam para casa às três ou quatro da madrugada”, sublinha.
(...) Continuação na página 6 do Jornal da Região da Oeiras 166, de 17 a 23 de Março de 2009

3 comentários:

Anónimo disse...

E a Câmara de Almada, o que faz para ajudar os pobres?

Anónimo disse...

Eu já vivo na Trafaria para lá de 16 anos aqui criei raiz sempre de bem com o próximo nunca recebi uma mal palavra ,tenho vivido Alguns dos problemas da terra dos que cá vivem e dos que já não vivem ,tenho visto pessoas chorarem e outras sorrir , os que sofrem as claras e os que sofrem as escuras os que dão a cara e os que a escondem mas a terra é pequena e tudo gira como uma bola e este projecto de voluntariado aos mais carenciados e sem abrigo ,uma refeição ou mesmo um pão certo pró almoço de amanha .Já a muito devia ter acontecido aqui na terra ,mas infelizmente tudo não é fácil e quando é preciso tudo fecha a janela pois a porta essa a muito que esta fechada, e ninguém quer saber se alguém esta com fome ou tem onde dormir pois infelizmente sabemos que nem tudo são rosas pois para lhes chegar há muito muro a saltar não falando dos espinhos que as antecedem mas isto tudo só para dizer que SIM !!! alguém conseguiu saltar o muro e cortar os espinhos e chegar as rosas e espero do fundo do meu coração que essas rosas se multipliquem para dar frutos e na quilo que eu poder ajudar eu vou lá estar anonimamente mas vou se me deixarem claro mas é uma causa a abraçar com o coração !! um grande abraço para todos os que lutam por dar a quem mais precisa .

Anónimo disse...

Eu já vivo na Trafaria para lá de 16 anos aqui criei raiz sempre de bem com o próximo nunca recebi uma má palavra ,tenho vivido Alguns dos problemas da terra dos que cá vivem e dos que já não,tenho visto pessoas chorarem e outras sorrir , os que sofrem as claras e os que sofrem as escuras os que dão a cara e os que a escondem mas a terra é pequena e tudo gira como uma bola e este projecto de voluntariado aos mais carenciados e sem abrigo ,uma refeição ou mesmo um pão certo pró almoço de amanha .Já a muito devia ter acontecido aqui na terra ,mas infelizmente tudo não é fácil e quando é preciso tudo fecha a janela pois a porta essa a muito que esta fechada, e ninguém quer saber se alguém esta com fome ou tem onde dormir pois infelizmente sabemos que nem tudo são rosas pois para lhes chegar perto há muito muro a saltar não falando dos espinhos que as antecedem mas isto tudo só para dizer que SIM !!! alguém conseguiu saltar o muro e cortar os espinhos e chegar as rosas e espero do fundo do meu coração que essas rosas se multipliquem para dar frutos e na quilo que eu poder ajudar eu vou lá estar anonimamente mas vou se me deixarem claro mas é uma causa a abraçar com o coração !! um grande abraço para todos os que lutam por dar a quem mais precisa .

VT :)