terça-feira, 14 de outubro de 2008

ESTE ANO NÃO HÁ FEIRA DAS MERCÊS

Ver edição completa

Por ‘não estarem reunidas as condições técnicas, sanitárias e de segurança do recinto’, este ano não se realiza a Feira das Mercês. A interrupção da tradição já estava prevista desde o ano assado, devido ao anúncio da realização de obras no recinto. Porém, a intervenção camarária continua adiada Por não se encontrarem "reunidas as mínimas condições técnicas, sanitárias e de segurança do recinto", segundo a Câmara de Sintra, a tradicional Feira das Mercês não vai ter lugar este ano. Agendada para a segunda quinzena de Outubro, a feira tipicamente saloia, que anualmente decorre na confluência das freguesias de Rio deMouro e de Algueirão-Mem Martins, vai aguardar por melhores dias, nomeadamente pela realização de obras no recinto.Noentanto, o arranque dos trabalhos estava previsto para o início de 2008, pelo período de dois anos, mas continua apenas no papel, no âmbito do projecto da primeira fase do Parque Urbano das Mercês. Para a Associação de Solidariedade Social das Mercês (ASSM), que há mais de duas décadas leva a efeito uma feira que começou no tempo do Marquês de Pombal, já era ponto assente que a tradição seria interrompida entre 2008 e 2010, para a remodelação do recinto. Mas, como os trabalhos ainda não avançaram, os últimos dias foram de movimentação de um grupo de feirantes, junto da Câmara de Sintra, no sentido de autorizar a realização da venda ambulante. O pedido acabou por ser apresentado ao novo titular do pelouro dos Mercados, João Lacerda Tavares, que expressou ao JR a sua "sensibilidade para a pretensão dos feirantes, nomeadamente pelas expectativas económicas, além da própria componente cultural da feira, por constituir uma tradição com vários séculos"(...) (...) Continuação na página 8 do Jornal da Região de Sintra 147, de 14 a 20 de Outubro de 2008

4 comentários:

Anónimo disse...

acho muito mal acabarem com a feira,eu tenho 30anos e sempre conheçi essa feira,nao acabem com a tradiçao.

Anónimo disse...

so tendo duas coisas a dizer: QUE ESTUPIDEZ

Anónimo disse...

Atenção, não temos Feira das Mercês, mas temos Feira do Divertimento. Já estão a colocar lá no mesmo local os carroceis.
Segundo um cartaz colocado no local começa a 26 de Outubro e termina a 2 de Novembro.

cesina costa disse...

Eu tenho 78 anos, tenho casa na freguesia de Rio de Mouro e desde que me lembro sempre fomos à Feira das Mercês. DEsejo que os senhores que estão à frente do assunto o façam andar em vez de fazerem carrosseis e ouros disparates que nada teem a ver com uma Feira Saloia com 300 e pico anos.de idade.