quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Empresas promovem Oeiras


Ver edição completa


Agência para a Internacionalização e Promoção das Tecnologias foi formalizada

Divulgar o potencial industrial e empresarial do concelho, estimulando ao mesmo tempo a relação entre as empresas sedeadas no território, são os grandes objectivos da Agência para a Internacionalização, Promoção e Desenvolvimento Empresarial e das Tecnologias de Oeiras (AITEC), oficializada na passada semana entre a Câmara de Oeiras e uma dezena de empresas, entre as quais a Universidade Atlântica, o Hotel Solplay, as Clínicas de S. Vicente de Paulo, a Compta, o Taguspark e o Instituto Gulbenkian.
Em preparação há dois anos, esta agência é detida em 50% pela autarquia, estando a restante parcela do investimento inicial de cinco milhões de euros a cargo das empresas e instituições que, a partir do próximo mês de Março, vão começar a delinear acções que promovam o concelho.
Segundo o presidente da nova entidade, o gestor e professor universitário Luís Todo-Bom, o principal objectivo da nova instituição é criar condições para reforçar a posição de Oeiras e das suas empresas nos mercados europeu e mundial, em diferentes áreas tecnológicas, dando corpo a um "Oeiras Valley". "A AITEC tem uma filosofia que é, em primeiro lugar, consolidar ou intensificar três 'clusters' tecnológicos - das tecnologias de informação e comunicação (com sede no Taguspark), das biotecnologias e tecnologias da saúde (centrado no Instituto Gulbenkian da Ciência) e das tecnologias tropicais, aproveitando a existência da Estação Agronómica e outras unidades", explicou o responsável. "O conceito é fazer de Oeiras um vale tecnológico onde proliferam ideias, a inovação é constante e onde uma intranet ligará todas as empresas, para que saibam o que se passa no concelho", acrescentou, sublinhando que a acção da agência será orientada pela ideia de "inovação em rede". A criação de uma intranet será mesmo um dos primeiros passos a dar. "É a base para se criarem sinergias, para divulgar todo o conhecimento", salienta Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras.
Para a consolidação da rede, a AITEC espera reunir mais empresas, aumentando para mais de 20 o número de associados.

Silvia Rodrigues

Sem comentários: