Ver edição completa
Loja do Cidadão será uma realidade ainda no primeiro semestre
Com mais de 200 atendimentos presenciais por dia, aos quais se juntam, em média, 408 registos mensais, na sua maioria por correio electrónico (60%), mas também por telefone, fax ou carta, realizados entre Abril e Dezembro de 2010, o serviço de Atendimento Municipal de Cascais registou ao longo de 2010 um vasto conjunto de alterações. Medidas que reforçam um novo conceito de serviço público: orientado para o cidadão e para a transparência de procedimentos. Desde a implementação do conceito de Balcão Único, ocorrida a 1 de Março de 2010, à mudança de instalações para a nova Loja Cascais, no Edifício Cascais Center (junto aos CTT e Finanças), com melhorias ao nível da qualidade das instalações, serviço prestado e alargamento do horário de atendimento (de 2.ª a 6.ª entre as 8h30 e as 19h30 e aos sábados das 9h30 às 15h00), a Câmara de Cascais dá assim resposta às exigências dos cidadãos e empresas. A alteração mais recente prende-se com a entrada em funcionamento do serviço de Atendimento Personalizado que visa contribuir para a diminuição de tempos de espera, principal causa das 41 reclamações do Livro Amarelo, em média 20 minutos, permitindo programar o atendimento presencial nos casos mais complexos em termos burocráticos. De salientar que a espera é consideravelmente menor de 2.ª a 6.ª-feira ao início da manhã (8h30-10h00), e ao final da tarde (17h00-19h30), bem como ao sábado, alturas em que a Loja Cascais regista menor procura por parte dos cidadãos. De acordo com o relatório de dados estatísticos apresentado em recente reunião camarária, ao longo do ano 2010 (Abril a Dezembro) foram registados 41 363 atendimentos, o que significa mais de 200 atendimentos por dia com uma duração média de 11 minutos, sendo a maior parte (61%) de âmbito geral. Os três serviços mais procurados foram na categoria de informações/reclamações – solicitado por cidadãos e empresas que procuraram saber qual o ponto de situação de processos em curso nas áreas do Urbanismo e Actividades Económicas, reclamando sobre prazos demasiado longos; junção de elementos, para complementar processos; e pedido de certidões de naturezas diversas. Vinte e cinco por cento dos cidadãos que se deslocaram à Loja Cascais – Atendimento Municipal procuravam o Posto de Atendimento ao Cidadão (segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h00) onde são disponibilizados serviços da Administração Central, nomeadamente os pedidos de substituição, alteração de dados ou revalidação da Carta de Condução (18%), pedidos de Registo Criminal e do Cartão Europeu de Seguro de Saúde, entre outros. Serviços que durante o ano em curso vão integrar o leque de oferta pública da Loja do Cidadão de Cascais, cuja abertura está prevista para este primeiro semestre de 2011, também no Edifício Cascais Center.
quarta-feira, 2 de março de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
É bonito, pena é que não esteja a funcionar, apesar de já estarmos em julho de 2012!Portugal está a virar país do terceiro mundo. Aumentar impostos sabem, mas cumprir com o que prometem é que não. O povo que vá "secar" à espera de vez na loja de Lisboa
Enviar um comentário