quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Valorização do património de Cascais

Ver edição completa
Palácio da Presidência, na fortaleza da Cidadela, já pode ser visitado pelo público em geral O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, visitou o Palácio da Presidência, localizado na Fortaleza da Cidadela, no passado dia 23 de Novembro, para assinalar a conclusão das obras de requalificação daquele património e inaugurar a exposição “Jogo da Glória – O Século XX Malvisto pelo Desenho de Humor”, organizado a partir da colecção Ricon Peres, que poderá ser vista até 26 de Fevereiro de 2012. Foi residência de veraneio do rei D. Luís e o Marechal Carmona viveu 17 anos no Palácio da Cidadela. Encerrado há mais de 50 anos, o Palácio está aberto ao público desde o passado sábado e vai retomar as suas funções oficiais como residência de Verão do Chefe de Estado, albergar ainda o futuro Museu das Ordens Honoríficas e receber, de acordo com um protocolo celebrado entre a Presidência da República e o município, alguns eventos da Câmara de Cascais. Após a visita ao imóvel, acompanhado da primeira-dama, Cavaco Silva caracterizou a requalificação como uma “extraordinária valorização que se proporciona no coração de Cascais e que pode trazer mais visitantes”. O Presidente da República frisou que “é uma reabilitação do património histórico que temos a obrigação de preservar”. O director do Museu da Presidência da República, Diogo Gaspar, lembrou que “o palácio estava em estado de abandono e, ao fim de sete anos, é para nós uma enorme satisfação abrir ao público este edifício notável. Está a partir de agora aberto a todos através de visitas guiadas, graças ao empenho da Câmara de Cascais e do Instituto de Turismo”. Em recuperação desde 2008, o Palácio da Cidadela de Cascais abriu as portas ao público no passado sábado. O imóvel beneficiou de uma reabilitação de todo o edifício e da Capela de Nossa Senhora da Vitória. O projecto de requalificação foi da autoria do arquitecto Pedro Vaz que explicou, durante a visita, que procurou o ponto de equilíbrio entre o respeito pela arquitectura e materiais da época e as necessidades de conforto, requisitos funcionais e exigências regulamentares contemporâneas. “Procurámos adaptar a recuperação ao programa funcional. Fizemos uma reabilitação integral das coberturas, fachadas e terraços. Foram visadas também as infra-estruturas de subsolo. As caves foram unificadas com uma secção de passagens. Procedeu-se a uma abertura de vãos e à recuperação do lajão original. O que era antigo foi preservado”. “Trabalharam aqui 24 empresas. Fizeram-se 280 mil horas de trabalho para resgatar este património cultural”, salientou Pedro Vaz. Em declarações ao JR, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, considerou que foi feita “uma recuperação extraordinária. Devemos estar agradecidos ao Presidente da República”. “Este é um dia que ficará para a história e para o futuro”, frisou o edil. Francisco Lourenço

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais esta aberração do sr.. silva, pois ele não merece uma casa de ferias em Cascais pois nada tem feito pelos Cascalensses.

Como sabem, o Palácio da Cidadela foi recuperado e está neste momento aberto a visitas. Mas, contra tudo o que é aceitável, a presidênci...a da república teima em manter o controle do espaço e de o transformar em mais uma residência oficial do Sr. Silva, preparando-se para o encerrar definitivamente a visitas a partir do próximo mês de Fevereiro.

Ora, o Palácio é em primeiro lugar Real... e depois é um equipamento essencial para a consolidação da marca turística de Cascais e da transformação do Estoril num dos grandes destinos da Europa.

Muito gostam os republicanos apoderarem-se dos Palácios dos nossos Reis!

Que receba os camaradas no CCB (Centro Comercial de Belém ou ainda melhor, mesquita do cavaco.

Este país mete-me nojo!!!