sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Imigrantes com vida facilitada

Ver edição completa

SEF abre posto na Reboleira

Aulatu Djaló vive em Massamá e, com alguma regularidade, tem que renovar o visto de residência. Até segunda-feira, esta imigrante perdia longas horas de espera nos balcões do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Lisboa ou Cascais. Agora, a apenas uns minutos de distância de comboio, tem ao seu dispor na Reboleira a primeira loja descentralizada do SEF, que vai abrir mais quatro espaços do género nas Linhas de Cascais, Sintra, Norte e Margem Sul. "Além de ser mais rápido, não está aqui tanta gente e o visto demora menos tempo a entregar", revela a jovem. "Quando ia a Lisboa demorava três a quatro meses a receber o visto.
Aqui já me disseram que ia demorar apenas um mês", realça Aulatu Djaló.
Para tornar mais rápido o atendimento, o novo posto do SEF está a trabalhar com duas associações concelhias, que têm o papel de mediadores entre as populações dos bairros e o SEF. A
Associação Moinho da Juventude, da Cova da Moura, e os Unidos de Cabo Verde, sedeados no bairro Casal da Boba, vão ter um papel importante no bom funcionamento. "Ajudamos as pessoas a fazerem as suas marcações, esclarecemos que tipo de documentação têm de reunir, entre outro tipo de apoio", explica Teacher Leite, mediador nos Unidos de Cabo Verde.


(...)
Continuação na página 7 do Jornal da Região da Amadora 117, de 29 de Fevereiro de 2008

Sem comentários: